Marketing Digital o Que é Como Usar?
Marketing digital é muitas vezes mencionado como um termo que não se conecta com o significado do marketing tradicional ou o marketing dito direto.
Porém isto não é correto e para entender o marketing digital, o que é e como usar você precisa entender que ele é o marketing com técnicas especificas para uso nos meios digitais, especialmente, mas não somente, a internet.
Segundo o dicionário de português da Google, elaborado pela Oxford Languages, a definição de Marketing é:
“estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores, recorrendo a pesquisas de mercado, design, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda etc.”
Veja que por esta definição uma empresa usa marketing quando recorre a estratégias para adequar tanto seu produto quanto sua oferta ao mercado, utilizando estratégias diversas para atender as preferências dos consumidores.
E o marketing digital é mais um conjunto de ferramentas a ser inserido nestas possibilidades de alcançar as preferências dos consumidores.
A força da internet destacou o Marketing Digital como principal alternativa de divulgação de produtos e serviços nos últimos anos.
A capacidade de evoluir estas tecnologias, por parte das empresas que criam aplicativos, sistemas e equipamentos, tem tornado as ferramentas digitais cada vez mais as primeiras opções a serem utilizadas.
São fáceis, cada vez mais baratas e possuem alcance realmente amplo.
Os meios de marketing ditos tradicionais, como televisão, jornais, revistas, listas impressas, catálogos e telefone passaram a ser coadjuvantes ou migraram para dentro da rede.
Na Wikipédia temos uma definição de Marketing Digital:
“são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.
Ele engloba a prática de promover produtos ou serviços pela utilização de canais de distribuição eletrônicos, para então chegar aos consumidores rapidamente de forma relevante, personalizada e com mais eficiência.”
Como Usar o Marketing Digital?
Por todas estas definições podemos ver como é amplo o marketing digital dentro do universo de possibilidades aberto pela internet e as redes sociais que criam atores e protagonistas antes impossíveis de chegar ao grande público.
É possível ganhar dinheiro com a internet e ao mesmo tempo economizar dinheiro quando se pretende criar campanhas para divulgar produtos e serviços.
Até pouco tempo atrás era muito caro e difícil criar uma campanha para divulgar produtos.
Os meios mais eficientes eram a televisão, com valores astronômicos, ou os jornais e revistas, também caros.
Era possível que uma empresa mantivesse seus contatos em listas telefônicas publicadas anualmente e consequentemente sem possibilidades de rápida atualização.
Outros meios como planfletagem, outdoors e faixas também não são baratos, possuem resultados incertos e a possibilidade de medir sua eficiência realmente é complexa.
Realizar eventos para divulgação, participar de feiras e congressos são outras alternativas, que não são baratas.
Então o Marketing Digital pode simplificar a maioria destes processos.
A forma como as pessoas buscam informações, produtos e serviços também mudou e isto, mais uma vez favoreceu o Marketing Digital.
Qualquer um hoje em dia faz pesquisa para satisfazer suas necessidades através da internet, usando principalmente aparelhos móveis, como smartphones e tablets.
Aqueles que usam computadores fazem a mesma trilha e pesquisam respostas para suas dúvidas, produtos para suas casas e empresas, serviços para suas necessidades diárias através da internet.
Para usar de forma eficiente o marketing digital é preciso conhecer onde seu público consumidor gasta mais tempo utilizando a internet e usar estes locais para divulgar suas publicações, artigos, anúncios, enfim se fazer presente.
A internet muda com uma velocidade muito alta.
Sites e plataformas que são famosas em um ano podem não existir no ano seguinte.
Não dá para apostar em uma única opção de divulgação para ter sucesso no meio digital.
É preciso entender o que é relevante no momento atual e tentar identificar tendências para estar presente em todos estes canais ou pelo menos naqueles em que seu público pode estar.
Profissionais usam plataformas como Linkedin, jovens gostam de assistir Tik Tok, prestadores de serviços usam Youtube mostrando suas habilidades, artistas preferem o Instagram.
Mas isto pode não ser mais verdade daqui há alguns meses quando você talvez estiver lendo este artigo.
Por isto você precisa conhecer a ferramentas digitais “da hora” e marcar sua presença nestes locais.
É possível se destacar no Marketing Digital mesmo sem grandes investimentos ou até mesmo sem nenhum desembolso, usando as táticas corretas.
Existem plataformas de anúncios grátis, como os classificados grátis.
Nas redes sociais você pode fazer suas publicações de forma gratuita, também, e aqueles que lançam ideias originais ou que conseguem conversar com o público certo alcançam sucesso e resultados.
Com perseverança, criatividade e leitura certa do momento é possível obter excelentes resultados com o Marketing Digital.