As palavras-chave são um dos fundamentos mais importantes do Marketing Digital, para que qualquer estratégia de negócio seja bem-sucedida.
Você sabe o que são as palavras-chave para uma estratégia de campanha na internet?
Pelo dicionário online Dicio, palavras chaves podem ser assim definidas:
“Uma palavra-chave é uma palavra que sintetiza o significado de um contexto ou identifica elementos relacionados em listas, arquivos, catálogos,… facilitando pesquisas.
É sinônima de conceito-chave.
Pode indicar também uma senha que permita acessos informáticos, sendo sinônima de senha, palavra-passe, password e código.”
Dentro destas definições acredito que a mais precisa para o Marketing Digital é o trecho que diz: uma palavra que sintetiza o significado de um contexto.
É isto que se busca com uma palavra-chave: representar o contexto, um produto, uma ideia, um serviço.
Encontrar um termo que represente o que você quer vender ou divulgar pode não ser tão simples.
Para muitos casos pode ser uma única palavra, direta, que não deixa dúvida do que se quer.
Mas a palavra-chave precisa ser uma conexão entre quem procura e quem oferece, assim os dois precisam usar o mesmo termo.
O anunciante deve disponibilizar o produto ou serviço com um termo que o interessado esteja utilizando.
E aí começa toda a complexidade da questão.
Um mesmo produto é pesquisado com termos dos mais diversos, depende da forma como a pessoa que necessita da informação entende que o produto deve ser designado.
Porque as palavras-chave são tão importantes?
Uma campanha de anúncios pagos é baseada em palavras-chave.
No Google, por exemplo, o anunciante escolha as palavras-chave que pretende trabalhar e cria seus anúncios a partir destes termos.
Normalmente o Google faz um leilão para posicionar os anúncios nas páginas de pesquisas, que são organizadas com base na lista de palavras-chave.
Quem tem o melhor anúncio e paga um valor maior no lance terá seu anúncio em posição superior.
Mas como te falei anteriormente não é uma tarefa simples fazer com que o anunciante escolha a palavra exata que o interessado irá usar para fazer sua pesquisa no buscador da internet.
Para resolver esta dificuldade o Google criou tipos de correspondência entre as palavras-chaves e os termos que as pessoas buscam na rede.
Para cada tipo de correspondência você pode aumentar o número de possíveis pesquisadores, muitas vezes reduzindo o custo do anúncio, ou reduzir esta quantidade, sendo mais seletivo em suas possibilidades de correspondência de palavras.
Aproveito e deixo aqui a definição do Google para palavras-chave e tipos de correspondência:
“Palavras-chave são frases ou termos usados para fazer a correspondência entre os anúncios com as palavras que as pessoas pesquisam.
Os tipos de correspondência determinam o nível de relação necessário entre a palavra-chave e os termos pesquisado pelo usuário para que o anúncio seja considerado no leilão.
Por exemplo, você pode usar a correspondência ampla para veicular o anúncio em mais buscas ou optar pela correspondência exata para alcançar pesquisas específicas.”
Estes tipos de correspondências funcionam assim:
Correspondência exata:
Se você tem certeza que sabe como seu público irá pesquisar ou por outras razões quer que as possibilidades de pesquisa sejam reduzidas poderá utilizar a correspondência exata.
Ao fazer esta escolha o Google mostrará seus anúncios apenas para as pessoas que digitam exatamente o termo definido, sem variação.
Por exemplo: [sapato feminino azul]
Se a pessoa que pesquisa escrever “sapato feminino” ou “sapato azul” ou “sapato feminino azul com pedras” seu anúncio não será mostrado.
Correspondência de frase:
Neste tipo de correspondência o buscador poderá fazer associações entre o termo buscado e a palavra-chave utilizada, com isto abre-se a possibilidade de mais pessoas verem o anúncio, mesmo utilizando palavras um pouco diferentes.
O motor de busca vai procurar termos que incluam o significado da palavra-chave.
Por exemplo: “sapato feminino azul”
Se a pessoa pesquisar por sapato para mulheres na cor azul o buscador irá mostrar o anúncio.
Mas se a pesquisa for sapato masculino azul não será mostrado.
Correspondência ampla:
Na correspondência ampla os anúncios são mostrados para pessoas que pesquisam termos que tenha alguma relação com a palavra-chave.
Se usar esta correspondência e não limitar o valor gasto por pesquisa (por cliques) poderá gastar muito dinheiro que não levem público interessado ao seu anúncio.
Nos casos em que não tem noção de quais são os termos adequados para usar como palavras-chave pode começar com este tipo de correspondência, limitando o custo por cliques, e depois vai tornando o anúncio mais restrito, usando correspondência de frase e chegando a correspondência exata.
Palavras-chave negativas:
Estas palavras são um recurso muito interessante do Google e outras plataformas para que você não desperdice recursos com pesquisas que não reflitam verdadeiro interesse no seu produto.
Pode escolher termos para os quais os seus anúncios não serão mostrados, inclusive com os mesmos graus ou tipos de correspondência das palavras-chave.
Por exemplo: se o anúncio é para “sapatos femininos” pode colocar “sandálias” como termo negativo.
Onde usar as palavras-chaves
Em qualquer tipo de publicação na internet você deve basear a sua estratégia nas palavras-chave porque é assim que o público vai encontrar seu anúncio, artigo, vídeo, publicação, loja, site, enfim o que estiver na internet.
Para estruturar suas campanhas faça primeiro pesquisas com as palavras-chave que acha que representem o seu negócio, observe como é o desempenho dos termos na internet, quem anuncia para estas palavras e se existem comentários em redes sociais sobre elas.
Com estes dados você poderá filtrar as palavras que pretende usar, descartando muitos termos que inicialmente acha válidos, mas que verá não oferecerão bons resultados ou possuem quantidade de buscas suficientes para justificar uma campanha.
Não é somente os anúncios que precisam usar palavras-chaves.
Em qualquer publicação na internet você precisa usar este recurso, porque as buscas são feitas por programas, conhecidos como robôs ou crawler, que utilizam os termos como princípio de suas pesquisas.
Usei aqui referências do Google que é o maior buscador da internet, mas os conceitos são os mesmos para Bing, Yahoo e outros.
Se for anunciar grátis no Classobras lembre-se que o princípio para estruturar seu anúncio é o mesmo que usaria ao anunciar no Google, utilizando palavras-chave que representem bem seu produto, serviços ou negócio.
É o começo de uma campanha de sucesso.